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Como aumentar o reconhecimento de marca da sua empresa da área de saúde

Como aumentar o reconhecimento de marca da sua empresa da área de saúde
13 de março de 2020 Nicole Lallée
Sua marca em destaque

Como as pessoas enxergam a sua empresa? Elas lembram do logo e das cores da sua marca? Elas têm uma impressão positiva e de credibilidade do seu negócio? Essas são perguntas que todo empresário ou gestor deve fazer para conseguir alavancar a empresa. Seja uma operadora, um laboratório, um hospital ou uma clínica. Para todos, o reconhecimento de marca é importante.

Muitos ainda pensam “se nosso produto/serviço é superior, as pessoas vão comprar”. Mas não é bem assim. Claro que a qualidade do produto conta. Mas o reconhecimento da marca é um passo fundamental para que os consumidores considerem a sua marca ao terem que escolher um serviço ou produto.

O que é o reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca, chamado em inglês de brand awareness, é um conceito que diz o quanto as pessoas estão familiarizadas com a marca. Diferentemente de outras estratégias de marketing, o brand awareness não pode ser medido de uma forma tão precisa. Não é que nem o engajamento e o alcance, que pode ser medido com precisão em plataformas de mídia paga, por exemplo. Além disso, ele é um processo lento e construído aos poucos. Porém, tem a mesma ou até maior importância.

Ao focar em uma estratégia de reconhecimento de marca, o objetivo é colocar o negócio na mente do público de forma positiva. Geralmente, as empresas com um reconhecimento de marca muito alto são líderes de mercado. Veja, por exemplo, Google, Uber e Coca-Cola. Um executivo da Coca-Cola contextualiza esse conceito muito bem na seguinte citação:

“Se a Coca-Cola perdesse todos os seus ativos relacionados à produção em um desastre, a empresa sobreviveria. Por outro lado, se todos os consumidores tivessem um lapso repentino de memória e esquecessem tudo relacionado à Coca-Cola, a empresa sairia do negócio.
– Executivo da Coca-Cola

A Coca-Cola pode até ser criticada por não vender um produto saudável. Porém, as pessoas lembram das suas cores, do logotipo, da sensação de que ela passa e a associação das pessoas com essa marca é muito grande e, quase sempre, positiva.

Ou seja, no final das contas, é muito importante ser reconhecido, respeitado e ter uma marca que inspira confiança.

Benefícios do brand awareness para a empresa

Existem muitas vantagens em investir na construção do reconhecimento de marca. Entenda algumas:

Reconhecimento como autoridade

Quando lidamos com vidas, o reconhecimento como autoridade de uma empresa e de um profissional da saúde é ainda mais essencial. Ao aumentar a credibilidade de um hospital, por exemplo, as pessoas serão mais propensas a escolherem esse hospital para usarem quando for necessário.

Agrega valor

As pessoas geralmente estão dispostas a pagar mais por um produto de marca do que por algo que não tem marca.

Aumento de vendas

Quando o público passa a confiar na marca e diminui as dúvidas, a possibilidade de comprar o seu produto é muito maior. O consumidor deixa de passar por várias etapas e processos para já ir direto para a decisão final de compra.

Como aumentar o reconhecimento de marca?

Todos querem ser conhecidos e lembrados. Mas como fazer isso? Na era digital, existem vários métodos eficazes que as marcas podem usar para se destacar. Primeiro, é importante ter uma presença digital. Sua empresa já tem um site atualizado e redes sociais com conteúdos que engajam? Confira abaixo algumas dicas para aumentar o reconhecimento de marca do seu negócio!

  1. Analise seu branding e sua identidade visual

Se necessário, você pode reformular o branding. Ele é o ponto inicial para sua marca ser conhecida e desejada. Assim sendo, sua linguagem e sua identidade visual devem dizer a seus clientes por que você é diferente da concorrência e garantir uma mensagem atraente e eficaz. Para isso, é importante fazer uma pesquisa e, com sua marca, vender não só um serviço, mas uma experiência. Todos os elementos que compõem sua marca passam uma mensagem, seja na comunicação verbal ou visual.

  1. Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing se aproxima primeiro do público oferecendo conteúdo e informação que estão ligados à área da empresa, mas que vão agregar valor para quem consome. Assim sendo, com informação de qualidade, você traz credibilidade e visibilidade para sua marca.

Mas é importante lembrar que não é qualquer conteúdo. É necessário que ele seja feito de forma estratégica e com qualidade. O conteúdo de qualidade permite que sua marca se posicione como líder do setor. Ele ajuda a garantir aos consumidores que sua marca tem a solução certa para suas necessidades. Além disso, um conteúdo de qualidade e otimizado para SEO aumenta seu ranking nos mecanismos de busca, como o Google, estabelecendo seu site como uma fonte confiável de informações

  1. Faça campanhas em canais digitais

O marketing digital é uma das maneiras mais importantes de uma marca da área de saúde se envolver com seu público e aumentar o reconhecimento da marca. Redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, permitem que você alcance públicos segmentados para a construção de reconhecimento de marca. Além das redes sociais, as plataformas de publicidade de pesquisa paga, como o Google Ads, permitem que você coloque sua marca diretamente na frente dos consumidores que procuram assuntos relacionados com seus serviços.

  1. Invista em parcerias

Estar presente em eventos e em mídias sociais de influenciadores digitais também é muito importante para ganhar visibilidade para sua marca. Descubra quem são os maiores influenciadores do seu nicho e quais são os eventos que poderiam te beneficiar mais e procure fazer parcerias.

Ainda está com dificuldades para colocar essas dicas em prática? Fale com a gente! Somos uma agência de marketing e comunicação especializada no setor de saúde, e podemos te ajudar!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.