A importância de ter o objetivo bem definido no marketing em saúde

A importância de ter o objetivo bem definido no marketing em saúde
26 de agosto de 2019 Nicole Lallée

Parece fácil definir os objetivos do marketing, mas na prática não costuma ser. Ainda mais para quem está começando. Planejar a estratégia de marketing digital de uma empresa do setor de saúde inclui vários passos, como verificar os recursos disponíveis, criar a persona, estudar o cenário em que seu negócio se encontra e definir o objetivo do plano de marketing. Seja você um gerente de marketing da empresa, dono ou profissional da saúde, é preciso saber como estruturar uma estratégia para conseguir ações mais assertivas.

Tudo bem, você pode pensar que seu objetivo é aumentar as vendas. Porém, isso pode incluir outras metas que ajudarão a definir as ações necessárias para alcançar essa grande meta. Muitas vezes, existem objetivos maiores que incluem várias pequenas metas que podem ser de curto, médio e longo prazo. Elas servem como um direcionamento. Após traçar um objetivo, um lugar em que você quer chegar ou algo a se conquistar, é possível analisar e considerar ações que o levarão até o resultado esperado.

Quando você tem definidos os objetivos da sua estratégia, consegue mensurar e verificar o que está funcionando e o que não está. É que dependendo do seu objetivo, o formato, o canal e a periodicidade da comunicação podem mudar.

Assim sendo, a etapa de definir seus objetivos é extremamente importante e deve ser prioridade. Para ficar mais claro, vamos citar alguns objetivos que você pode considerar dentro de uma estratégia de marketing digital.

Principais objetivos do marketing em saúde

Aumento das vendas

Ampliar os resultados comerciais é um dos objetivos mais comuns com o marketing digital. Isso pode ser feito ao criar uma loja virtual, por exemplo. Mas também é possível conquistar esse objetivo a longo prazo com outras estratégias de marketing digital, como investimento em mídia paga e marketing de conteúdo.

Reconhecimento de marca

Se sua empresa está começando a entrar no mundo digital, é necessário construir a percepção de marca na web. Isso é possível à medida que se cria e estrutura um site, blog e redes sociais, pois, dessa forma, conteúdos relevantes chegam ao público. O importante é fazer a marca ganhar visibilidade e popularidade com as pessoas certas. Para isso, é necessário ter a persona bem definida. Campanhas no Google Ads e Facebooks Ads também ajudam nessa estratégia.

Aumentar a visibilidade de produtos ou projetos

Às vezes, você tem algum serviço ou projeto novo e quer aumentar a visibilidade dele para assim conquistar novos clientes. Por exemplo, um departamento do hospital que você quer dar destaque ou um programa de gestão de saúde da sua consultora que é mais importante para a empresa atualmente. Isso é parecido com o reconhecimento de marca, mas um pouco mais específico.

Geração de leads

É preciso entender quem são os interessados e quem são os potenciais clientes, ou seja, os leads. O marketing digital tem ferramentas e canais que ajudam na geração de leads, mas para isso é necessário criar uma estratégia para captar e nutrir os leads. Landing page para baixar um ebook por exemplo é uma forma de gerar leads.

Reter e fidelizar clientes

Em muitos casos, o objetivo principal é reter quem você já conquistou uma vez. Fidelizar os clientes diante da concorrência é um grande desafio e existem estratégias específicas que ajudam nisso, como campanhas de remarketing e comunicação constante com e-mail marketing.

Manter boa relação com os clientes

O marketing de relacionamento é importante para se fazer presente e manter as boas relações. Construir um diálogo com o público de forma transparente é importante para criar uma relação positiva com os consumidores. Isso pode ser feito com newsletters educativas, interações em redes sociais e conteúdos no blog. Pequenas atitudes fazem a diferença na imagem da sua empresa.

Ser referência

Criar uma imagem de autoridade na sua área de atuação ajuda a dar mais credibilidade para a empresa ou o profissional da saúde. Isso aumenta a confiança na marca e consequentemente a possibilidade do lead contratar o serviço é muito maior.

Ao escolher os objetivos, é preciso definir também prazos para conseguir mensurar os resultados. Além disso, é importante dosar a quantidade de objetivos, pois não é possível atirar para todos os lados e querer tudo ao mesmo tempo. O ideal é começar escolhendo objetivos prioritários para que, depois de conquistados, você consiga passar para outras metas. Por exemplo, se acabou de entrar no ambiente digital não dá para colocar aumento de vendas como principal meta. Primeiro, você precisa ganhar autoridade de marca.

Os objetivos de marketing digital da sua empresa estão bem definidos? Se tiver alguma dúvida, converse com a gente! Estamos à disposição para ajudar.

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.