Google Meu Negócio: o que é e quais os benefícios para o segmento de saúde?

Google Meu Negócio: o que é e quais os benefícios para o segmento de saúde?
21 de maio de 2020 Nicole Lallée
Google - Meu negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google essencial para aumentar a visibilidade na internet. Se você é um profissional da saúde, gestor de uma empresa ou gerencia a área de marketing de uma empresa, precisa entender o que é o Google Meu Negócio e usá-lo a seu favor.

Imagine que um cliente está buscando informações sobre sua empresa e ela coloca no mecanismo de busca do Google o nome do seu negócio. Se tiver um perfil no Google Meu Negócio, ao digitar, ele encontrará rapidamente as informações principais de contato e avaliação sobre sua empresa. Isto é, seu perfil nessa ferramenta serve como uma vitrine da sua marca.

Nesse artigo, vamos explicar como o Google Meu Negócio funciona, as vantagens desta ferramenta e quais boas práticas seguir.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem sua presença on-line no Google, incluindo a rede de pesquisa e o Google Maps. Nela, você cria uma ficha com informações de contato (nome, telefone, e-mail e site) e endereço da empresa. Além disso, você pode publicar fotos e ofertas no seu perfil. Desta forma, você destaca sua empresa no Google e ajuda o usuário a te encontrar.

Por que usar o Google Meu Negócio?

A resposta disso é simples: para atrair mais clientes e ampliar sua presença digital.

Essa ferramenta é essencial para negócios físicos, como laboratórios, clínicas e hospitais, pois seu perfil, se bem feito, aparece no Google Maps de usuários que procuram por serviços como o seu na sua região. Por exemplo, se um usuário mora em Moema e procura no Google “laboratórios de exames”, o Google irá mostrar uma lista de laboratórios que estão localizados perto dele e que têm um perfil otimizado no Google My Business e com boas avaliações.

Porém, também serve para outras empresas, como operadoras, corretoras e profissionais liberais, pois é um canal que mostra as informações básicas e avaliações de clientes da sua empresa para o usuário que te procura. De acordo com o Google, empresas que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Ou seja, é uma ótima ferramenta para se aproximar dos clientes e passar confiança quando eles já estão em uma fase avançada da jornada de compra.

5 boas práticas para aplicar nesta plataforma

Para que seu perfil no Google Meu Negócio te dê bons resultados, não basta apenas criar a ficha da empresa. Existem algumas boas práticas que ajudam a maximizar a frequência com que os clientes veem o seu negócio nos resultados de pesquisa locais e para passar confiança aos usuários. Confira algumas dicas!

1. Insira informações completas e atualizadas

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas criam o perfil e esquecem dele, não atualizando horário de funcionamento, telefone ou endereço. Portanto, lembre-se de completar o máximo de informações possíveis do perfil e sempre manter os dados atualizados.

2. Descreva sua empresa

No perfil, você deve descrever com maior precisão possível a sua empresa e seu serviço. O próprio Google recomenda pensar nas palavras que os clientes digitariam para encontrar seu negócio e adicioná-las à sua ficha. Um perfil bem organizado e claro proporciona uma experiência melhor aos clientes e facilita que eles encontrem seu negócio.

3. Poste fotos

De acordo com o próprio Google, as empresas que adicionam fotos aos seus perfis no Google Meu Negócio recebem 42% mais solicitações de orientações no Google Maps e 35% mais cliques em seus sites do que as empresas que não o fazem. Você pode postar fotos da fachada da sua empresa, mas também do espaço interior, além de seus produtos e serviços. As fotos devem ter pelo menos 720 pixels de largura por 720 pixels de altura e ser JPG ou PNG.

4. Responda comentários e avaliações

Os seus clientes podem fazer comentários no seu perfil, realizando críticas ou elogios, e dar notas. Sempre responda. Para consumidores, empresas que respondem a avaliações são consideradas 1,7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem. Portanto, agradeça elogios, reúna sugestões e esclareça o que pode ter acontecido de errado. É importante incentivar seus clientes e pacientes a te avaliarem no seu perfil do Google Meu Negócio. Engajamento e avaliações positivas melhoram a visibilidade da sua empresa.

5. Crie postagens

Nesta plataforma, como em redes sociais, também é possível postar conteúdos em formato de textos, vídeos, imagens e eventos. Muitas empresas publicam ofertas e novidades da empresa. Portanto, aproveite como mais um canal para ter uma comunicação direta com os clientes e para atrai-los ao seu negócio. A postagem deve ser breve, útil e incluir uma chamada para ação. Segundo o Google, o texto deve ter até 1.500 caracteres, mas o comprimento ideal é de 150 a 300 caracteres.

Além de todas essas vantagens que citamos, essa plataforma ainda te fornece vários insights. Ela reúne informações sobre o que os clientes pesquisaram para acharem seu perfil, quantas pessoas ligaram usando o telefone exibido no perfil, quantos cliques o site teve e diversos dados que podem ser mensurados.

Se você quer se aprofundar ainda mais em ferramentas e estratégias de marketing digital na área de saúde, confira outros artigos aqui!

Nicole Lallée
Jornalista, já trabalhou com jornal impresso, rádio e sites de meios de comunicação. Migrou para o marketing digital e tem grande conhecimento em SEO e Google Analytics. De família argentina, tem fluência em espanhol, o que lhe garante bons trabalhos e a fala ligeirinha.