4 lições que o esporte ensina e podemos aplicar na vida corporativa

4 lições que o esporte ensina e podemos aplicar na vida corporativa
11 de junho de 2018 Latinmed

Atitudes simples, mas que podem fazer a diferença se adotadas no dia a dia11

2018 é ano de copa, os jogos começam nessa semana e todos nós estamos ansiosos para torcer pela nossa seleção. E aproveitando esse clima esportivo, você já parou para pensar que podemos observar elementos importantes no esporte que combinam com a nossa vida corporativa?

Superação, resistência, espírito de equipe, liderança. Um novo projeto do trabalho precisa de estratégias e de atitudes como uma partida de futebol, por exemplo. Não é mera coincidência que muitos ex-atletas são grandes executivos da atualidade. Então, quais lições podemos aprender com o esporte e aplicar em nossa vida corporativa?

1. Saiba tomar decisões rápidas

Tanto no esporte individual como no coletivo, cada lance é uma decisão. Existem momentos em que é preciso pensar e agir rápido, e não há tempo para ponderar todos os prós e contras, como acontece em algumas situações inusitadas no ambiente de trabalho, até mesmo diante de clientes. Por isso, é preciso confiança, prática e iniciativa para que as coisas funcionem.

2. Nada vem sem você batalhar por isso

Subir de carreira, conseguir uma posição melhor, um salário melhor, é como a escalada para os grandes times de sucesso. É preciso muito estudo, dedicação, treino e abdicação de fatores externos que podem atrapalhar, para assim alcançar seus objetivos e superar seus oponentes.

3. Respeite seus adversários

Competições acontecem e, em alguns momentos, são necessárias para que você se motive a correr atrás do que deseja. Mas é importante lembrar que todos merecem respeito, pois estão lutando como você. Não menospreze seus oponentes, nem seja incorreto ou desleal.

4. Aprenda a ser liderado

No esporte, treinadores são figuras fundamentais para qualquer conquista, pois compartilham suas próprias experiências de erros e acertos. Todo mundo almeja um posto de liderança e estar à frente de grandes decisões. Mas é um longo caminho de aprendizado até lá e é preciso maturidade para aceitar a liderança e aproveitar os benefícios que ela pode te oferecer.