Blog

Você sabe o que é marketing de conteúdo e por que ele é importante?

Rodrigo Garcia 02/12/2015 Blog
content-marketing

Em termos simples, marketing de conteúdo nada mais é do que engajar o público alvo por meio da criação de conteúdos relevantes, gerando valor à marca. Cerca de 60% dos valores gastos em propaganda são economizados com esse tipo de estratégia.

Quando bem planejado, o marketing de conteúdo é capaz de gerar resultados efetivos, ou seja, receita, vendas e retenção de clientes. Mas, esse tipo de conteúdo não deve estar relacionado à divulgação institucional de marca. Ele deve ser neutro.

Como? Por exemplo, se a sua empresa é uma clínica de exames de imagem, você não abordará assuntos institucionais, mas falará sobre saúde e bem-estar. O mesmo acontece se você for um dentista. Os assuntos que você desenvolverá deverão abordar saúde bucal e não a sua atuação ou propaganda do consultório.

Dessa forma, você ganha credibilidade entre os seus clientes e consegue alcançar um público ainda maior – o que chamamos de “tráfego orgânico” na internet – além de influenciar a pessoa a consumir o produto ou serviço que você está oferecendo.

Para que essa estratégia funcione, é necessário entender qual é o seu público, como ele se comunica e sobre o que ele se interessa. Além disso, é fundamental observar quais são as redes sociais que ele mais usa, bem como obter informações sobre os horários e a duração de tempo que ele costuma estar online, entre outros dados.

Uma vez produzido, esse conteúdo pode ser distribuído em diversos formatos e canais como posts para Facebook, Twitter, Instragram ou textos em blogs. Materiais impressos, como cartilhas, folders e revistas também podem entrar na sua estratégia. Claro, que tudo vai depender do tipo de público que você deseja atingir.

Nós, da Latinmed, somos uma equipe multidisciplinar especializada em curadoria de conteúdo para ferramentas digitais e materiais impressos. Entre em contato conosco ou agende uma visita a nossa agência. Será um prazer ajudar o seu negócio crescer!