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O poder do feedback

Rodrigo Garcia 13/03/2015 Gestão de pessoas
o poder do feedback

O poder do feedback


O papel do gestor no desenvolvimento dos colaboradores é fundamental. É ele quem deve orientar, ensinar e tomar para si a responsabilidade de avaliar e informar sobre o desenvolvimento e os resultados esperados. Isso se chama feedback, um processo muito comum em empresas. Dar um feedback positivo é relativamente fácil. Mas, e quando é preciso dar um feedback negativo?

O que você não deve fazer:

  • Focar em características pessoais
  • Ser genérico demais
  • Dar feedback em público
  • Não fornecer exemplos práticos
  • Ser irônico ou ofensivo nos comentários

 O que você deve fazer:

  • Dar o feedback em um local fechado, só com a presença do colaborador
  • Focar no acontecimento
  • Dar exemplos práticos e expor quais resultados não foram atingidos
  • Avaliar apenas a parte profissional do colaborador, nunca a vida pessoal
  • Explicar as consequências de um feedback negativo, mas não em tom de ameaça

 

Lembre-se: seu feedback deve servir como uma crítica construtiva, que permita ao outro praticar a autoavaliação e melhorar seu desempenho. COMPARTILHE essas dicas!